top of page

Dicas básicas de estudo

Atualizado: 7 de abr. de 2020

Quem começa a estudar canto frequentemente fica meio perdido com tanta informação: como respirar, como projetar a voz, os processos fisiológicos, o aquecimento, a técnica, o repertório... Como estudar da melhor forma? Aí vão as dicas!


1) ESTUDE REGULARMENTE: Mais importante que gastar horas e horas seguidas cantando, é preciso ter horários regulares de estudo. Repetir muitas vezes determinado exercício causa intenso estresse vocal. O cantor iniciante tem menos resistência muscular e precisa respeitar seus limites. Distribua seus horários de estudo durante a semana. O ideal é estudar todo dia.


2) AQUECIMENTO: É muito importante aquecer a voz antes de cantar, tanto quanto é importante aquecer o corpo antes de correr. Cantar é um esforço muscular. Procure relaxar ou alongar o corpo e fazer um bom aquecimento vocal. (Você encontrará sugestões de aquecimentos em outros posts).


3) ESTUDE DE CORPO E ALMA: Não adianta muito você gastar duas horas estudando, se está com a cabeça em outro lugar. Procure se concentrar. Para isso, são muito úteis as técnicas de respiração. Fazer uma meditação também pode ajudar. Para quem se distrai com facilidade, procure um lugar mais reservado, onde você possa estudar sem ser interrompido. Não tenha medo de falar às pessoas que está ocupado estudando. É comum as pessoas nos interromperem porque acham que o que estamos fazendo não é tão importante. Ouvimos sempre coisas como "Ele disse que ia estudar, mas só está cantando e tocando o violão!".


4) CUIDE DO SEU ESPÍRITO: Seja você religioso ou não, é importante cuidar do seu estado de espírito. Como já dissemos, a voz reflete suas emoções e muito da sua personalidade. Se você acabou de discutir com seu chefe ou pegou um trânsito daqueles, talvez não seja um bom momento para estudar. Se você está muito triste ou muito nervoso, você pode acabar atrapalhando toda a sua técnica, se os seus músculos estiverem muito tensos. Leia uma mensagem bonita, gaste alguns minutos num banho quente ou relaxe como preferir.


5) CUIDE DA SUA SAÚDE: Cantar doente diminui muito o seu rendimento, é claro. Respeite seus limites, alimente-se bem e durma pelo menos 8 horas por dia. Cuidar da saúde também inclui cuidar da voz, relembrando o que deve ou não deve comer ou fazer antes de cantar. (Você encontrará dicas de cuidados com a voz em outros posts).


6) ESQUEMATIZE SEU ESTUDO: Aproveite bem o seu tempo de estudo. Organize-o. Uma boa forma é dividir o estudo em respiração, aquecimento e estudo de técnica e estudo de repertório. Para quem está começando, cinco minutos de respiração, quinze minutos de aquecimento e técnica e quinze minutos de repertório é suficiente.


7) PESQUISE: Não podemos parar! O cantor é um eterno estudante. Procure ouvir seus cantores preferidos e conhecer outros. Analise-os. Por que é bom ou ruim? Você pode incorporar recursos e técnicas ao seu canto.


8) FAÇA SUA VIDEOLARINGOSCOPIA DE ROTINA: O profissional da voz precisa ficar atento. Fazer uma videolaringoscopia a cada seis meses é o ideal. Procure um otorrinolaringologista.



Para mais dicas e para aprender detalhadamente a estruturar seus estudos, aproveitar bem o seu tempo de estudo e solucionar problemas, procure pelo nosso curso Organização e Estratégias de Estudo para Músicos!


Até breve!


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page